sábado, 20 de junho de 2020

ESPIRITUALIDADE FORA DOS TEMPLOS

Por Milton Medran Moreira*

“Louvo a amizade do amigo
Que comigo há de morrer
Louvo a vida merecida
De quem morre pra viver
Louvo a luta repetida
Da vida pra não morrer”.
(Gilberto Gil, em “Louvação”)

            De todas as providências legais visando a amenizar os efeitos do Coronavírus, nos estados e municípios brasileiros, a interdição temporária de templos religiosos talvez seja a que provoca maiores resistências.
            Povo de fortes tradições religiosas, o brasileiro tem arraigada intimidade com os cultos e com as obrigações impostas por suas crenças.
 No catolicismo, a obrigatoriedade do comparecimento às missas dominicais, o culto festivo aos santos, as procissões em louvor deles, as peregrinações em pagamento de promessas, os sacrifícios por graças alcançadas, compõem hábitos intrinsecamente ligados aos costumes e à fé popular. Abster-se deles, para muitos, gera mal-estar que beira o pecado e pode atrair castigos.
Nas religiões evangélicas, hoje tão influentes no comportamento social e indutoras de posturas políticas e ideológicas perigosamente próximas do fundamentalismo, o comparecimento aos templos e seus cultos é recomendado como condição essencial para que o chamado Povo de Deus se credencie ao recebimento de milagres, só operáveis em favor dos que creem e pagam o dízimo. A esses milagres, é atribuída capacidade de resolver, como num passe de mágica, todas as angústias existenciais dos crentes, seus problemas familiares, financeiros e amorosos. Irresponsavelmente, alguns pastores desses cultos chegam a afirmar que a presença divina, ali, funciona como antídoto a qualquer contaminação.
Exemplo dessa resistência ocorreu no Rio de Janeiro, cidade cujo atual prefeito é um bispo de igreja neopentecostal. Decreto por ele promulgado justamente quando o estado fluminense atingia a casa das 5.000 mortes provocadas pela Covid 19, em meio a cerca de 50 casos diagnosticados da doença, retirava os cultos em templos religiosos do rol daquelas atividades que haviam sido vedadas, em favor da não propagação virótica. Afortunadamente, ação promovida pelo Ministério Público e acolhida pelo Poder Judiciário anulou rapidamente o inoportuno comando legal.
Felizmente, nem todos os segmentos religiosos se posicionaram contra as interdições de seus templos. A Igreja Católica deu bom exemplo, aderindo oficialmente à campanha de isolamento. O próprio Sumo Pontífice recomendou obediência à medida e, sozinho, oficiou orações em favor das vítimas da pandemia, em tocante ato realizado em sua Basílica.
A melhor lição a ser apreendida pelos bons religiosos de todas as crenças, ao se verem impedidos de comparecer a cultos exteriores, para evitar a multiplicação da doença, é a de que atos ritualísticos, em qualquer circunstância, e mesmo nos tempos tidos como normais, podem, vantajosamente, ser substituídos pela conexão íntima, liberta de formalismos, com a Espiritualidade Superior. Louvar a Deus é, fundamentalmente, viver de acordo com suas leis, ditadas pela natureza e presentes no mais íntimo da consciência de cada um. É valorizar a vida como instrumento de convivência harmônica com o semelhante e de progresso.
O culto externo, que, certamente, não está fazendo falta aos religiosos dotados de uma espiritualidade natural e espontânea, bem que pode ser suprido, com efetivo ganho valorativo, por atos concretos de amor ao semelhante, pela expressão de gratidão ante o esforço alheio em nosso favor e em favor da sociedade.
A prática do bem, o exercício do amor, do serviço e da gratidão, conferem à vida um sentido pleno, no qual não há espaço para a ideia da morte, tal como vista pelo niilismo materialista. O mesmo fenômeno da morte, quando visualizado como mero episódio biológico e de mudança de estágio da verdadeira vida, certamente será melhor suportável e administrável pelo espírito, se este tiver se apercebido de que o exercício da espiritualidade interior torna dispensável o culto exterior.
* Milton Medran Moreira é advogado, jornalista e Assessor de Relações Internacionais da CEPA – Associação Espírita Internacional.

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